sábado, 5 de fevereiro de 2011

APRENDENDO

            Cada homem encontra o caminho que antes imaginou em sua mente. Depois de um tempo ele aprende a sutil diferença entre sustentar um não e encadear uma alma...
e aprende que o amor não só significa juntar-se a alguém e que uma companhia não significa segurança, e assim este alguém começa a aprender...
que os beijos não são contratos e os presentes não são promessas, e começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e os olhos abertos...
e aprende a construir todos seus caminhos no hoje, porque o terreno de amanhã é demasiado inseguro, e o futuro poderá cair por terra.
Depois de um tempo ele também aprende que tudo o que é demasiado, até o calor do sol queima...
e assim ele planta seu próprio jardim e decora sua própria alma, em lugar de esperar que alguém lhe traga flores...
E aprende que realmente pode agüentar, porque é realmente forte e realmente vale, e aprende e aprende...
e cada dia aprende, apesar dos golpes e o sofrimento...
E com o tempo aprende que só quem é capaz de nos amar com nossos defeitos, sem pretender que mudemos, pode brindar-nos toda a felicidade que desejamos.
Com o tempo também aprendemos que as palavras ditas em um momento de raiva poderemos nos lastimar durante toda a vida a quem ferimos com ofensas.
Com o tempo se aprende a desculpar o que nos fizeram, porém o  perdão é só para grandes almas.
Com o tempo nos damos conta que cada experiência vivida com cada pessoa é única e não se repetirá.
E também aprendemos que aquele que humilha ou despreza um ser humano, cedo ou tarde sofrerá as mesmas humilhações e desprezos em dobro.
Com o tempo aprendemos a construir todos os nossos caminhos no hoje, porque o terreno de amanhã é demasiado incerto para se fazer planos.
Com o tempo nos damos conta de que, em realidade, o melhor não era o futuro, senão o momento que estivermos vivendo neste instante.
Com o tempo veremos que embora sejamos felizes com os que estão ao nosso lado,  lamentaremos com intensidade os que ontem estavam conosco e que agora se foram.
Com o tempo aprendemos que a intenção de perdoar ou pedir perdão ante uma tumba, dizer que amamos, que estranhamos, que necessitamos, ou que queremos ser amigos, já não tem nenhum sentido...
Tudo isto infelizmente aprendemos com o passar do tempo.
Oh inexorável tempo que tudo tu levas, menos o sofrimento!
JORGE LUIZ BORGES
Tradução livre de Maura Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário