sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

OSVALDO FERREIRA DE MELO
O HOMEM E SEU TEMPO

Mais um amigo que nos deixa. Osvaldo Melo faleceu em 17 de fevereiro. Compositor, Músico, Poeta,  Acadêmico, Professor, Escritor, Secretário de Educação, Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Supervisor de Planejamento e Orçamento do Governo do Estado, essas algumas facetas do Osvaldo Ferreira de Melo que eu conheci, pois convivi como Secretária de seu gabinete no Conselho Estadual de Cultura e na Supervisão de Planejamento e Orçamento. Também foi meu professor de Português no Curso Clássico, do Instituto Estadual de Educação.
Discreto em suas ações, jamais levantava a voz para seus subordinados. Dava o exemplo de trabalho e competência.
Em 2010, a Academia Desterrense de Letras indicou seu nome para ser homenageado na primeira sessão conjunta entre a Academia e a Câmara Municipal de Florianópolis, por força da Lei 7986/2009, de 13 de outubro de 2009, que assinala o dia 28 de maio como “Dia do Escritor no Município de Florianópolis”.
Na ocasião fui a oradora oficial, assim entendido pelo presidente da ADL, Valter Manoel Gomes, por eu ter tido a convivência com Osvaldo por tanto tempo.
Era, também, meu confrade no Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.
Colaborei com ele algumas publicações, digitando seus escritos.
Sempre tive um carinho especial para com este homem extraordinário que me introduziu ao conhecimento da Doutrina Espírita, também pelo exemplo.
Na Revista Ventos do Sul n.34/2010, do Grupo de Poetas Livres, fiz homenagem a ele, pois havia completado 80 anos em 2009. É praxe do Grupo homenagear escritores em páginas especiais.
Quando tive que sair do Conselho Estadual de Cultura para assumir a Supervisão do Colégio Joaquim Santiago, 1987-1988, fiquei afastada de Osvaldo, mas não do trabalho com ele, em função das digitações.
Há dois bancos na Praia de Itaguaçu com trechos de suas Canções Praieiras cantadas diversas vezes por muitos corais do Estado. O projeto “Poesia na Praça”, do Grupo de Poetas Livres homenageia poetas catarinenses.
Quase 40 anos de conhecimento desde os bancos escolares. Osvaldo marcou minha vida com seu carinho, sua atenção, seu espírito empreendedor, sua capacidade de planejamento.
Cito um trecho de sua obra Introdução à História da Literatura Catarinense: “... A lâmpada tem que ser colocada acima do nódio, e é mister que se remexam os arquivos, que se faça qualquer movimento que descongestione os intelectuais das absorventes atividades político-partidárias, que desperte os estudiosos...mas é preciso desaparecer a vaidade que torna ridículo o homem realmente culto e que chama atenção para os medíocres; bem como aquela modéstia doentia de Kafka, que o fez rasgar vários escritos, para que ninguém lhe perturbasse o pudor”.(...)
Osvaldo trabalhou em diversos governos, sempre solicitado por sua competência, nunca por filiação político-partidária.
Agora a Pátria Maior vai usufruir do seu dinamismo.
Mais uma Luz  brilha no Firmamento.
Prof. Maura Soares –
maurapoeta@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário